top of page

Pesquisas em andamento

Algoritmos e sociedade. Como aplicativos e redes sociais influenciam o comportamento e a organização social.

Coordenação Antônio Luz Costa (UESC)

Financiamento: UESC.

A pesquisa pretende analisar a relação entre usos de algoritmos e o comportamento em sociedade. Na primeira fase será feito um amplo levantamento bibliográfico a fim de se buscar o estado atual de pesquisas sobre o tema, as quais possam identificar características dessa relação e assim elaborar dimensões a fim de se encontrar indicadores para uma futura pesquisa empírica. Na segunda fase, então, se empreenderá um levantamento empírico com entrevistas e questionário. Este projeto é para a primeira fase. O problema da pesquisa é os possíveis efeitos socialmente negativos do uso de aplicativos em geral como base de orientação para diversos comportamentos e atividades, por exemplo: para escolher mercadorias em geral, selecionar pessoas para serviços, selecionar parceiros para amizade ou vida conjunta, orientação psicológica, orientação política, decisões econômicas etc. A questão é analisar de modo detalhado os efeitos sociais e comportamentais que a relação algoritmos e sociedade provoca. Na revisão de literatura apresentamos vários exemplos desses efeitos. Esta pesquisa pretende reunir mais dados sobre essa relação, organizá-los e estabelecer indicadores a serem levantados na fase seguinte que prevê um levantamento empírico. 

Este projeto conta com pesquisas conjuntas que estão sendo feitas com o professor Dr. Artur Stamford (Universidade Federal de Pernambuco) e a professora Dra. Carolina Busco (Universidad Diego Portales, Santiago del Chile), sobre influência de algoritmos em decisões jurídicas, e com o professor Dr. Ralph Becker (California State University Stanislaus, Turlock, CA, USA), sobre animismo digital e destruição da coesão e pensamento coletivo mediante estímulo à individualidade e ao pensamento voltado para si e sobre si.

 

Algoritmos de inteligência artificial e sistemas sociais.

Coordenação Antônio Luz Costa (UESC), Artur Stamford (UFPE), Fabrício Neves (UnB) e Roberto Dutra (UENF-Darcy Ribeiro)

Financiamento: CNPq.

Considerando sociedade o sistema das possibilidades comunicativas, observamos que os algoritmos de inteligência artificial (AIA) proporcionam conforto, precisão e agilidade na execução de diversas tarefas importantes padronizadas ao mesmo tempo em que geram uma percepção de risco com as incertezas que os marcam. Esta perspectiva pode ser observada do nível da interação até o sistêmico, passando pelo nível das organizações. Tomando como o problema central a identificação e compreensão de implicações sociais emergentes da interação entre os AIA e os diferentes níveis da comunicação humana, este projeto tem por objeto observar a presença dos AIA em momentos e espaços estruturantes de nossa sociedade, bem como compreender as formas de seu impacto pode auxiliar na orientação de políticas públicas e decisões em diferentes áreas sociais. Por isso, o objetivo geral é entender como as formas de comunicação humana estão sendo influenciadas pelos AIA. A principal hipótese de trabalho é que a presença dos AIA está cada vez mais orientando as formas de comunicação humana, seja em escolhas privadas, econômicas, jurídicas ou políticas. Esta hipótese é plausível face às questões sociais que o avanço das AIA está gerando. A estratégia metodológica será a) o mapeamento transdisciplinar de questões sociais (das áreas do direito, educação, políticas públicas, economia e segurança pública) que estejam sendo orientadas pelos usos e aplicações de AIA e então b) o entendimento do sistema interno de referências operacionais comunicativas das AIA que (seguindo nossa hipótese) pode criar espaços internos de remissões próprias com pouca ou nenhuma interferência humana. Os Corpora da pesquisa serão constituídos de dados coletados na internet (sites governamentais, empresas privadas, institutos de pesquisa e redes sociais), além de trabalhos publicados em artigos, relatórios e livros.

 

Mapeamento de catalisadores do Efeito Diderot Fase 1Período: 2020 - 2024.

Coordenação: Roque Pinto (UESC).

Financiamento: UESC.

Este projeto objetiva sistematizar a literatura disponível e descrever o estado da arte a respeito do Efeito Diderot nos estudos relativos ao consumo. É uma proposta de natureza bibliográfica que se propõe a desenvolver um quadro referencial amplo, considerando suas derivações teóricas no contexto da antropologia do consumo. O estabelecimento deste lastro teórico será utilizado para pesquisas empíricas posteriores.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

bottom of page